terça-feira, 27 de dezembro de 2016

PMDB participará de eleições suplementares em março de 2017

As novas eleições majoritárias em seis municípios gaúchos já têm data marcada: 12 de março de 2017. De acordo com a Resolução 282/2016, editada pelo TRE-RS, Arvorezinha, Butiá, Gravataí, Salto do Jacuí, São Vendelino e São Vicente do Sul são as cidades que deverão, obrigatoriamente, realizar eleições suplementares neste dia.

O PMDB participará das novas disputas e já tem presença confirmada e nomes definidos em Butiá, com Luiz Antonio Krumel como candidato a vice-prefeito, e Gravataí, com Marco Alba como candidato à reeleição.

Em São Vendelino o PMDB concorrerá com chapa pura, porém, ainda não há definição dos nomes. Quanto aos municípios de Arvorezinha, Salto do Jacuí e São Vicente do Sul o partido irá anunciar a sua posição ao longo do mês de janeiro.

A resolução com a regulamentação para a realização das eleições suplementares, inclusive com o calendário eleitoral dos pleitos, deverá ser publicada somente no dia 10 de janeiro - em função do recesso forense. 


A renovação das eleições nessas cidades acontece porque os candidatos mais votados para os cargos majoritários tiveram seu registro indeferido pela Justiça Eleitoral. Os recursos foram analisados pelo TRE-RS e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Até o momento, o PMDB tem 131 prefeitos e 117 vice-prefeitos eleitos no Rio Grande do Sul.


Da Divulgação do PMDB - RS
Compartilhado por Marco Rosa, Secretário Geral do PMDB de Canoas-RS

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Assembleia já aprovou nove dos 26 projetos do pacote do Executivo

Desde segunda-feira (19), o plenário da Assembleia Legislativa analisa os projetos que compõem o pacote do Executivo estadual. Até o momento, foram votados e aprovados nove projetos do Executivo. Ainda restam 19 propostas, das quais  17 são do governo do Estado e duas do Poder Judiciário.
Até a madrugada desta quinta-feira (22), foram realizadas sete sessões extraordinárias (quatro entre a tarde de segunda e a madrugada de terça, e três entre o fim da tarde de quarta e a madrugada de quinta) e duas sessões ordinárias (terça e quarta).
Uma nova reunião de líderes está agendada para às 13h desta quinta para a inclusão de novas matérias na pauta de votações. A sessão ordinária começa às 14h, no Plenário 20 de Setembro.

Confira a relação de propostas já aprovadas:

  • PL 247 2016, que dispõe sobre a estrutura administrativa e diretrizes do Poder Executivo do Rio Grande do Sul. A matéria trata, entre outros aspectos, sobre desmembramentos de Secretarias de Estado, reduzindo de 29 para 17 o número de pastas. Aprovado com 38 votos a favor e 14 contra.
  • PL 274 2016, que trata das cedência de servidores da Segurança Pública. A proposta permite que os Municípios com mais de duzentos mil habitantes, ou seja, aqueles que notoriamente possuem índices mais expressivos de criminalidade e, por isso, são os maiores destinatários das ações de segurança, possam contar com um agente do Estado do RS no cargo de Secretário Municipal de Segurança. Condiciona a cedência à existência, na municipalidade, de uma Guarda Municipal. Aprovado por unanimidade.
  • PL 246 2016, do Executivo, que autoriza a extinção da Fundação Zoobotânica, da Cientec, da FEE, da Metroplan, da Fundação Piratini e Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos – FDRH.  Aprovado com 30  votos a 23.
  • PL 242 2016, que alterou a Lei que institui o Diário Oficial Eletrônico do Estado como meio oficial de comunicação dos atos do Estado do Rio Grande do Sul. A proposta estabelece, entre outros tópicos, a dispensa de circulação do Diário Oficial do Estado na sua versão impressa. O texto original também previa que os serviços atinentes ao Diário Oficial Eletrônico poderiam realizados pela Procergs. Aprovado por unanimidade.
  • PL 251 2016, que autoriza a extinção da Superintendência de Porto e Hidrovias de Porto Alegre – SPH. Pela matéria, uma vez extinta a SPH seus bens, patrimônio, receitas, dotações orçamentárias, atribuições e competências serão transferidos à Superintendência do Porto de Rio Grande – SUPRG. Aprovado com 30 votos favoráveis e 23 contrários.
  • PL 301 2015, do Poder Executivo, que extingue a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde - Fepps. Aprovado com 28 votos favoráveis e 25 contrários.

  • Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 08:30-22/12/2016 - Edição: Francis Maia - Foto: Juarez Junior


Compartilhado Por Marco Rosa Canoas
Matéria Original em http://www2.al.rs.gov.br/noticias

Busato fala da Situação da Prefeitura de Canoas-RS

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Fundação Ulysses Guimarães realiza balanço das ações de 2016

Fundação Ulysses Guimarães se reúne para realizar balanço das ações de 2016

Em reunião de diretores, realizado nesta segunda-feira (12) em Porto Alegre, a FUG-RS apresentou sua prestação de contas 2016 e projetos de 2017. O presidente, João Alberto Machado, destacou os principais projetos do ano como Circuito Pensando o Futuro, Eleições Municipais: Saber para Vencer, Projeto Desafios, Maratona de Redes Sociais, e seminários sobre causa animal, juventude e empoderamento feminino.

Em seguida, os dirigentes fizeram uma série de sugestões de inciativas a serem aplicadas nos projetos idealizados pela filial. O diretor Gervásio Neves destacou a importância de conhecer os segmentos da comunidade. “Precisamos ouvir melhor a população para saber de seus anseios”. Também a renovação e ampliação dos quadros efetivos da Fundação foi motivo de discussão, assim como, a necessidade de formação de novos líderes políticos para o futuro.

A inclusão de novos temas nas discussões da FUG foi assinalado pelo diretor José Hugo de Castro. Ele sugeriu assuntos que pautam desde idosos, até educação, saúde, segurança e questões urbanas.

Participaram também do encontro os coordenadores estaduais Charlis Santos, Aluísio Teixeira e Marco Rosa, além do diretor Jorge Grecellé. 

Veja mais:  https://www.fug-rs.org.br   e https://www.facebook.com/fugrs

domingo, 11 de dezembro de 2016

Fundação Ulysses Capacita Diridentes do PMDB AFRO

Capacitando PMDB Afro para mediação

A tarde deste sábado (10) foi de conhecimento e troca de experiências para um grupo de integrantes do PMDB Afro.  Na sede da FUG RS, no Centro, os participantes foram recebidos pelo diretor da FUGRS e presidente do PMDB Afro, Clóvis André da Silva, e pelo coordenador de Formação Política da FUGRS, Marco Rosa.

Clóvis André destacou a importância da parceria entre o PMDB Afro e a Fundação para a capacitação de integrantes do movimento, lembrando do curso de Dicção e Oratória e outros. Antecipou, ainda, que, no próximo dia 14, este compromisso será oficializado com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que ocorrerá em ato ao meio-dia na sede estadual do partido. Na mesma ocasião será realizada oficina sobre o Planejamento de Ações para 2017.

Marco Rosa, por sua vez, assinalou a necessidade de se ter claro  o conceito de mediação. “Mediador não é professor. É um facilitador do conhecimento. Os cursos da Fundação foram elaborados por profissionais e estão prontos. Vocês irão auxiliar o público na sua aplicação e no desenrolar das atividades ”, observou. 

Mais Noticias no site http://fug-rs.org.br/noticias
https://www.facebook.com/fugrs

#educacaoliberta

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Fundação Ulysses em Sapucaia do Sul-RS


Representei a Fundação Ulysses em Sapucaia do Sul-RS


Olá meus amigos aqui Marco Rosa Coordenador da Fundação Ulysses, estive na terça-feira em visita a cidade de Sapucaia do Sul, em reunião com Presidente do PMDB Carlos e com a Presidente do PMDB Mulher Marli Rubaski, Carlos Alberto de Almeida Presidente do PMDB agradeceu o apoio da Fundação Ulysses que disponibilizou a capacitação para 25 filiados que concorrerão nas eleições de 2016, entreguei os certificados e traçamos metas conjuntas para qualificação dos quadros partidários, de servidores e da comunidade com os cursos de Gestão Pública, Dicção e Oratória, ainda, entreguei a Presidente do PMDB Mulher e Suplente de Vereadora Marli Rubaski uma Cartilha do Curso de Políticas de Gênero que será realizado em 2017 na cidade, juntamente com Palestras sobre o Midias e Redes Sociais e Empreendedorismo na Juventude.


Te convido a acessar o Meu youtube , preparei e publiquei várias palestras do Ciclo de Debates com Prefeitos do PMDB acessa lá  http://bit.ly/1Wtn7lZ  ou  http://www.youtube.com/marcorosacanoas

meu facebook  http://www.facebook.com/marcorosacanoas

#educacaoliberta

domingo, 4 de dezembro de 2016

Acampamento de Verão da Juventude do PMDB/RS


Na manhã deste sábado, 3 de dezembro, participei em Tramandaí, em missão da Fundação Ulysses RS com mais de 200 jovens do 13º Acampamento de Verão da Juventude do PMDB, O tradicional encontro foi marcado pela presença de líderes estaduais da legenda.

Representando o Presidente João Alberto reafirmei os projetos da Fundação Ulysses RS com a Juventude do PMDB-RS na realização de encontros e projetos como o Juventude na Estrada, nos colocamos ainda à disposição dos jovens para novos cursos de qualificação. Anunciei que em março de 2017, haverá um Congresso com os vereadores eleitos da juventude para preparar os novos gestores.Agradecimentos aos Mediadores da FUG e parceiros de estrada Alfredo Crossetti Simon e Jairo Serres, obrigado amigos!
----------------------------------------------------------------------------------------
Matéria
Fundação Ulysses RS participa do Acampamento de Verão da Juventude do PMDB
Na manhã deste sábado, 3 de dezembro, em Tramandaí, cerca de 200 jovens se reuniram para o 13º Acampamento de Verão da Juventude do PMDB. O tradicional encontro foi marcado pela presença de líderes estaduais da legenda, 

O presidente estadual do partido, deputado Ibsen Pinheiro, falou sobre o atual cenário político e destacou que todos têm uma inquietação em comum: o momento em que vive o Brasil e o Rio Grande.

As medidas de reestruturação do Estado também estiveram na pauta do presidente Beto Fantinel. Ele lembrou que a JPMDB foi pioneira em iniciar esse debate dentro da esfera partidária.

Líder do Governo na Assembléia e um dos principais articuladores para a aprovação das medidas, o deputado Gabriel Souza apresentou os principais pontos dos projetos e explicou que o tamanho do estado atual impede que o governo se concentre nas questões básicas e necessárias à população. "A função social do Estado não é dar lucro, mas sim oferecer saúde, educação e segurança", enfatizou Gabriel.

O presidente do Movimento Negro RS e do PMDB Afro nacional, Clóvis André da Silva, afirmou que o Brasil tem um presidente sério e o Rio Grande um governador corajoso. "Estas são medidas necessárias para o futuro do Rio Grande. Vamos virar esse jogo e mostrar para a sociedade que os benefícios devem ser para todos e não para uma pequena parcela", destacou Clóvis.

Foto Vinicius Reis
A Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul (FUG-RS) esteve representada pelo coordenador de Formação Política Marco Rosa. Parceira da JPMDB-RS na realização de encontros e projetos como o Juventude na Estrada, a FUG se colocou à disposição dos jovens para novos cursos de qualificação. Marco anunciou que em março de 2017, haverá um Congresso com os vereadores eleitos da juventude para preparar os novos gestores.

Do Texto Original da Assessoria de Imprensa do PMDB-RS
Meu facebook   https://www.facebook.com/marcorosacanoas
Meu Youtube    https://www.youtube.com/marcorosacanoas