quarta-feira, 22 de junho de 2016

Empreendedorismo: procurar caminhos e inventar saída

           Por Larissa Braga Ierque/Empreendedorismo – Ead (7M)


“O início da utilização do termo empreendedorismo surgiu em 1950 com o economista Joseph Schumpeter. Seu conceito inicial é a utilização e da busca pela inovação. E esse é o princípio do empreendedorismo: buscar fazer algo comum de formas diferentes e atrativas.
Partindo, então, da ideia de que empreender significa desenvolver, idealizar e gerenciar projetos, negócios ou serviços, nota-se que sua maior utilização e foco de atuação é no meio empresarial. Além disso, é importante ressaltar que empreender significa tanto implementar algo novo como também otimizar algum plano de ação já existente. Por isso, suas formas de atuação são diversas e precisam sempre buscar sair da zona de conforto (afinal, inovar vai além de inventar algo).
O conhecimento do mercado, dos concorrentes e até mesmo dos projetos futuros da empresa são muito importantes nos processos que envolvem o empreendedorismo. Entretanto, é preciso ir além: identificar os novos e possíveis nichos de atuação, agregando valor aos possíveis clientes e parceiros, além de identificar oportunidades de mudança na marca.
O principal desafio do empreendedorismo é: como tornar algo já existente em atrativo, e como lançar algo novo em um mercado tão disputado. No nosso país, por exemplo, a maioria dos novos empreendedores decidem abrir o novo negócio não por desemprego, mas por oportunidade de negócio e de crescimento profissional. E essa vontade de ser o próprio “patrão” é o que mais vem chamando a atenção dos brasileiros. Os dados referentes ao empreendedorismo no Brasil se destacam inclusive de potências mundiais como Estados Unidos e China.
O segredo do sucesso no empreendedorismo está na incessante busca pelo novo e atrativo. E o mais importante é fazer o que se ama, afinal o retorno pessoal é ainda mais satisfatório do que o profissional. Um bom empreendedor, diante das dificuldades, procura sempre novos caminhos e inventa saídas necessárias. 

Gentilmente autorizado a publicação por  Larissa Braga Ierque
Publicado por Marco Rosa Canoas e formacoestrategica.blogspot.com.br

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Eleição 2016- Capacitação de Candidatos encerrada em Cachoerinha - RS

“Esta campanha vai ser muito diferente das outras.” A conclusão é do motorista e sindicalista de Cachoeirinha Agenor da Luz. Aos 57 anos, ele decidiu participar do curso de formação “Eleições Municipais: saber para vencer” para compreender melhor os meandros do próximo pleito. Na noite desta quinta-feira (16.06), Agenor esclareceu dúvidas a respeito  da nova lei eleitoral em relação à divulgação dos candidatos.

O último de quatro encontros da formação, promovida pela Fundação Ulysses Guimarães, reuniu os 30 participantes na Câmara de Vereadores do município da região metropolitana. Todos permaneceram atentos aos esclarecimentos do coordenador de formação política da FUG/RS. Marco Rosa  deu exemplos do que é permitido ou não na publicidade política e nas redes sociais, antes e durante  o período eleitoral. “Na dúvida, não ultrapasse”, advertiu  aos  participantes sobre posturas e comportamentos  tanto na comunidade real quanto na virtual.

De acordo com o secretário-geral do PMDB do município, Luiz Carlos Müller, o curso tem papel essencial no resgate histórico da política brasileira. “Devemos lembrar que a geração que está em torno dos 35 anos não vivenciou certos fatos fundamentais para construção da democracia  em nosso país”, analisou.

A atividade contou ainda com a participação do vice-prefeito Gilso Nunes, que saudou a todos na abertura do evento.

Texto e Fotos Erenice Oliveira
Fonte: http://www.fug-rs.org.br/noticias?cd=149
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