quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Regras da Propaganda eleitoral na internet

Amigos, recebi uma super dica do meu amigo Marcio Carvalho sobre a Propaganda Eleitoral na Internet, pré-candidato te liga para não ser multado!
Há,  uma dica extra, tu somente será candidato a partir do dia 16 quando iniciar a campanha, então cuidado com o que tu posta, lembra que a Convenção do teu partido e só uma etapa de várias, depois da convenção teu partido têm que enviar as atas em 24 horas ao TRE e depois enviar a documentação, ainda o Ministério Público irá analisar tua inscrição, depois o Juiz Eleitoral vai analisar também, inclusive irá verificar se não têm denúncia contra o pretenso candidato por propaganda eleitoral antecipada, então te liga, só divulgue que é candidato após o dia 16/08/2016.


Agora segue três regras da propaganda eleitoral

"A partir do dia 16 de agosto, a propaganda eleitoral estará liberada, inclusive na internet. No entanto, candidatos, partidos e coligações devem ficar atentos a algumas restrições, a exemplo da vedação da propaganda eleitoral paga na internet. Lei das Eleições (Lei 9.504/97) proíbe a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga na internet. Nas redes sociais, candidatos não podem impulsionar as publicações, ou seja, não é permitido utilizar a ferramenta “página patrocinada” do Facebook com mensagens que contenham conotação eleitoral.    
Não é admitida também a propaganda eleitoral pela internet, ainda que gratuita, em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e em sites oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da Administração Pública Direta ou Indireta da União, estados, Distrito Federal e dos municípios. Também fica proibido ao candidato ou partido pedido explícito de voto. 

Casos permitidos

Por outro lado será possível fazer propaganda eleitoral na internet em sites do candidato, do partido ou coligação, contanto que comuniquem o endereço eletrônico à Justiça Eleitoral; por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação e também por meio de blogs, redes sociais, espaços de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos, coligações ou de iniciativa de qualquer pessoa natural. 
Vale lembrar que a utilização dos meios de divulgação de informação disponíveis na internet é passível de ser analisada pela Justiça Eleitoral para efeito da apuração de irregularidades eleitorais. 

Penalidades

As punições para quem descumprir as regras impostas na legislação vão de multa até mesmo detenção. Quem fizer propaganda eleitoral na internet pode ser punido com multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil, sem prejuízo das demais sanções legais cabíveis. Já para quem contratar, direta ou indiretamente, pessoas para insultar o candidato, partido ou coligação na Internet pode ser penalizado com detenção de dois a quatro anos e multa de R$ 15 mil a R$ 50 mil. As pessoas contratadas também podem ser punidas com detenção de seis meses a um ano - com alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período - e multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil.

Ofensas e perfis falsos na Internet

É livre a manifestação do pensamento, porém é vedado o anonimato durante a campanha eleitoral, por meio da internet.  É proibida também a criação de perfis ou páginas anônimas nas redes sociais com a finalidade específica de emitir mensagens ou comentários ofensivos ao candidato, partido ou coligação. A Justiça Eleitoral poderá determinar, por solicitação do insultado, a retirada de publicações deste tipo."

A fonte é o  Via TRE/BA
Link: http://www.tre-ba.jus.br/imprensa/noticias-tre-ba/2016/Julho/confira-as-regras-para-a-propaganda-eleitoral-na-internet


www.marcorosacanoas@blogspot.com.br


terça-feira, 26 de julho de 2016

Fundação Ulysses/Seminário de Planejamento Estratégico com 14 partidos em Canoas-RS

No Sábado pela manhã, a Fundação Ulysses Representada por seu Coordenador de Formação Política o professor Marco Rosa participou do Seminário promovido por 14 partidos em Canoas, incluindo o PTB, PMDB, PP, PSC, PSDC, PHS e demais coligados, na ocasião o Conferencista Joel Maciel Palestrou para mais de 300 militantes,

Na ocasião foi celebrada a parceria com o PP que apresentou o Pré-Candidato a Vice-Prefeito na Chapa convidado o Vereador Airton Souza, comunitário do Bairro Santo Operário, evangélico, de uma família humilde de trabalhadores, em Tenente Portelala teve em 2012 expressiva votação de 5.081 votos, a maior votação na história de Canoas, foi candidato em 2014 pelo PP e 22.616 votos

O Presidente do PMDB de Canoas Vandré de Moura Padilha, encaminhou seus agradecimentos a colaboração dada pelo Joel e pela Fundação na pessoa do Presidente da FUG-RS João Alberto Machado,

O Presidente do PTB Beto Stemeitz, agradeceu e declarou-se honrado e agradeceu ao palestrante Joel Maciel e a FUG RS que têm sido presente na elaboração das políticas públicas a serem implantada para a comunidade canoense.

Com a ajuda da minha amiga pessoal e militante do PMDB Aline Pagot esta fez um resumão da palestra que recebi e solicitei autorização para reproduzir a palestra do conferencista Joel Maciel , então vamos aos pontos:

"Planejamento de Campanha e Oratória com Conferenciata do Instituto Inovação e autor de vários cursos da Fundação Ulysses Joel Maciel

""Reta final - mobilização total com uma crescente. Engordar o caldo....dar corpo no decorrer da campanha. Estratégia.
Redes Sócias utilizar  100%. As redes farão o trabalho da TV. Monitoramento das redes sempre.
Fundamental descobrir quem é  o teu eleitor. Amarrar o voto. Saber qual eleitor tem mais pré- disposição para te trazer voto.
Honestidade fará a diferença.
5 elementos para decidir o voto:
- Afinidade;
- Interesse;
- Simpatia;
- Voto do negócio;
- Voto Indicação ( representa de 32 a 33% da população).
Porque tu quer ser candidato?
Ninguém segue alguém que não sabe pra onde vai.
Ouvir o maior número de pessoas.
Criar dinâmicas de participação. Usar as redes para isso
A sociedade perdeu a referência.
Trabalhamos só com a consequência e não com a causa.
Fazer uma campanha criativa. Se destacar sem perder a identidade e história.
Produzir mais do que se está produzindo hoje.
Ter mobilização, segurança leveza e projetos.
Ter conteúdo.
Saber falar sem perder a essência.""
Estas foram algumas, dicas, resumidas, mas, com grande valor, ao final o Conferencista foi imensamente aplaudido, logo após seguiu a palavra dos presidentes dos partidos aliados, ainda apresentado o Plano de Campanha.
Texto: Marco Rosa, Aline Pagot
Fotos Matheus Tomaz