terça-feira, 26 de julho de 2016

Fundação Ulysses/Seminário de Planejamento Estratégico com 14 partidos em Canoas-RS

No Sábado pela manhã, a Fundação Ulysses Representada por seu Coordenador de Formação Política o professor Marco Rosa participou do Seminário promovido por 14 partidos em Canoas, incluindo o PTB, PMDB, PP, PSC, PSDC, PHS e demais coligados, na ocasião o Conferencista Joel Maciel Palestrou para mais de 300 militantes,

Na ocasião foi celebrada a parceria com o PP que apresentou o Pré-Candidato a Vice-Prefeito na Chapa convidado o Vereador Airton Souza, comunitário do Bairro Santo Operário, evangélico, de uma família humilde de trabalhadores, em Tenente Portelala teve em 2012 expressiva votação de 5.081 votos, a maior votação na história de Canoas, foi candidato em 2014 pelo PP e 22.616 votos

O Presidente do PMDB de Canoas Vandré de Moura Padilha, encaminhou seus agradecimentos a colaboração dada pelo Joel e pela Fundação na pessoa do Presidente da FUG-RS João Alberto Machado,

O Presidente do PTB Beto Stemeitz, agradeceu e declarou-se honrado e agradeceu ao palestrante Joel Maciel e a FUG RS que têm sido presente na elaboração das políticas públicas a serem implantada para a comunidade canoense.

Com a ajuda da minha amiga pessoal e militante do PMDB Aline Pagot esta fez um resumão da palestra que recebi e solicitei autorização para reproduzir a palestra do conferencista Joel Maciel , então vamos aos pontos:

"Planejamento de Campanha e Oratória com Conferenciata do Instituto Inovação e autor de vários cursos da Fundação Ulysses Joel Maciel

""Reta final - mobilização total com uma crescente. Engordar o caldo....dar corpo no decorrer da campanha. Estratégia.
Redes Sócias utilizar  100%. As redes farão o trabalho da TV. Monitoramento das redes sempre.
Fundamental descobrir quem é  o teu eleitor. Amarrar o voto. Saber qual eleitor tem mais pré- disposição para te trazer voto.
Honestidade fará a diferença.
5 elementos para decidir o voto:
- Afinidade;
- Interesse;
- Simpatia;
- Voto do negócio;
- Voto Indicação ( representa de 32 a 33% da população).
Porque tu quer ser candidato?
Ninguém segue alguém que não sabe pra onde vai.
Ouvir o maior número de pessoas.
Criar dinâmicas de participação. Usar as redes para isso
A sociedade perdeu a referência.
Trabalhamos só com a consequência e não com a causa.
Fazer uma campanha criativa. Se destacar sem perder a identidade e história.
Produzir mais do que se está produzindo hoje.
Ter mobilização, segurança leveza e projetos.
Ter conteúdo.
Saber falar sem perder a essência.""
Estas foram algumas, dicas, resumidas, mas, com grande valor, ao final o Conferencista foi imensamente aplaudido, logo após seguiu a palavra dos presidentes dos partidos aliados, ainda apresentado o Plano de Campanha.
Texto: Marco Rosa, Aline Pagot
Fotos Matheus Tomaz





                       
                       






domingo, 24 de julho de 2016

Eleição 2016-Limites de gastos de campanha, Limites de contratação de pessoal


Vejamos o exemplo da minha Cidade, em Canoas 


 - Candidatos a Vereador poderão gastar em suas campanhas, isto é, se arrecadarem de pessoas físicas, até R$ 138.048,11 e cada um poderá contratar até 259 pessoas, Canoas têm eleitorado apto de 247.770 eleitores

Candidatos Prefeito poderão receber doações de pessoas físicas ate R$1.910,448,33  no primeiro turno e cada Candidato a Prefeito poderá contratar nos 45 dias de Campanha, se tiver dinheiro é claro, até 518 pessoas, já no 2º turno os candidatos a prefeito de Canoas poderão gastar R$ 573.134,50, e prestar contas sempre nos primeiros dias do inicio dos meses de setembro e outubro  as contas do primeiro turno, em caso segundo turno, uma nova prestação de conta deste turno nos primeiro dias após a eleição, ganhando ou perdendo.

Como trabalho na Fundação Ulysses, estes dias estive em um bate papo com alguns contadores do PMDB, PTB e outros partidos, me contaram que o TSE vai investigar doações feitas a candidatos feitos por pessoas que têm qualquer concessão pública, tipo, taxistas titulares e subcontratantes, do tiozinho da pipoca do Parquinho Municipal, da empresa que presta serviço em outras prefeituras o estilo doação cruzada, me causou preocupação, mas, vamos investigar mais.

Bom estes são alguns cuidados, lógico para aqueles que tem grana pra campanha, o que são poucos, eu particularmente entendo que esta campanha será do bate papo amigo, da relevância na sociedade, do comportamento de uma vida, então, quem jogar dinheiro pra cima poderá se dar mal, explicando pro eleitor e pra justiça.


www.marcorosacanoas@blogspot.com.br