domingo, 11 de setembro de 2016

Votos brancos ou nulos *não mudam* o resultado das urnas

Descrente, boa parte do eleitorado cogita as duas opções, mas elas não surtem efeito na contagem dos votos

Original de ACidade ON - Wesley Alcantara em SP

Com a descrença na política nacional, muitos eleitores encaram como opção votar nulo ou branco nestas eleições em forma de protesto.
Levantamento feito pelo A Cidade no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo aponta que a votação nula vem crescendo a cada eleição em Ribeirão Preto. Saltou de 12 mil para 22,3 mil, entre a eleição municipal de 2004 e a de 2012, crescimento de 85%.
Para o juiz eleitoral Ricardo Monte Serrat, apesar da opção do voto branco ou nulo, os eleitores devem analisar os candidatos e escolher um representante. “Ao votar branco ou nulo, o eleitor estará deixando para que outra pessoa decida o futuro de Ribeirão por ela. Todos os eleitores devem assumir compromisso com a democracia”, disse.
Existe até campanha em nível nacional incentivando o voto nulo, como estratégia para anular a eleição. Entretanto, pela legislação eleitoral, esses dois tipos de votos são excluídos da totalização dos resultados, ou seja, não provocam nenhum efeito, seja positivo ou negativo.
Direitos
A especialista em administração pública Fernanda Marinela afirma que, apesar de o eleitor votar nulo ou branco, ele não perde o direito de reclamar. “Ele apenas não quis votar entre as opções de candidatos disponíveis. Mas ele têm o direito, sim, de reclamar porque paga seus impostos municipais e usufruir dos serviços públicos”, diz.
Presidentes de partidos políticos afirmam que vão apostar no diálogo com os eleitores para conquistar o voto dos descontentes, como a da cozinheira Cláudia Luiz Pereira ela afirma que votará nulo porque não tem a menor intenção de dar seu voto. “Perdi a confiança na política. Não tenho mais esperança em ninguém, principalmente depois dos escândalos de agora. Não temos em quem confiar”, diz.
Já o motorista Wilson Batista Moura diz que, se a eleição fosse hoje, também votaria nulo. “Perdi a confiança na política e nos candidatos em geral. Quando votamos, estamos dando aval para eles nos roubarem”, declarou.
Pesquisa aponta tendência
Pesquisa Ibope contratada pela EPTV aponta que existe uma tendência forte por parte dos eleitores em votar nulo ou branco. Segundo a pesquisa, 18% dos 602 entrevistados responderam que votariam nulo.
Outros 10% não souberam ou não responderam. A pesquisa foi realizada nos dias 19 a 21 de agosto de 2016 e divulgada no dia 23 de agosto. O especialista em marketing político, Yuri Félix Araújo, avalia que os números do Ibope refletem justamente a realidade nesta eleições. “Os atos de corrupção nas mais diversas esferas da política (municipal, estadual e federal) estão levando a população a perder a confiança. Por isso, esse índice alto de votos nulos”, disse.
Partidos querem ‘conquistar’ os eleitores
Com a campanha mais curta e já abalada com os reflexos negativos da Operação Sevandija em Ribeirão Preto, presidentes de partidos políticos afirmam que correm contra o tempo para evitar o aumento no número de votos nulos.
Para o presidente do PPS, César Sturari, a estratégia é buscar um diálogo maior com o eleitorado. “Esse é o melhor caminho. Temos de esclarecer para os eleitores que existem bons projetos para Ribeirão e precisamos defender as boas ideias. Não podemos colocar todos os políticos no mesmo balaio”, afirmou César.
O presidente local do PMDB, Paulo Saquy, também reconhece que a eleição deste ano está difícil, mas que os eleitores não podem perder a esperança. “O esforço maior é conseguir a confiança do eleitor para que ele nos dê a oportunidade. A estratégia também é buscar um diálogo”.
O presidente do PSDB, Nicanor Lopes, afirma que é preciso fazer a tarefa de casa. “E, para isso, precisamos apresentar o melhor projeto para governar Ribeirão. Buscamos reconquistar os eleitores porque ainda há uma luz no fim do túnel”, disse.
ANÁLISE
‘Não podemos recriminar’
Não podemos recriminar as pessoas que desejam votar nulo ou em branco porque estão descontentes com o atual cenário político brasileiro e até local. Entretanto, defendo que o eleitor deva escolher um candidato para que seja seu representante não só no Executivo, mas também no Legislativo. Ao votar nulo ou em branco, como esse tipo de voto é excluído da totalização do resultado, o índice de votos válidos (que são levados em conta para definir os vencedores), tende a cair. Assim, a tendência é de que candidatos com baixa votação tenham chances de ser eleitos. Defendo, sim, que apesar do descontentamento, o eleitor tem a grande missão de escolher o candidato e não deixar que o restante dos eleitores decidam o futuro da cidade.
Maximiliano Martin Vicente.
Cientista político

Original em https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/politica/eleicoes/NOT,2,2,1195672,Votos+brancos+ou+nulos+nao+mudam+o+resultado+das+urnas.aspx



4 passospara  transmitir uma comunicação Confiante e Persuasiva com o Coaching deVoz meu Professor Ricardo Silva


Você é Político, professor, palestrante

Você precisa gravar vídeos? 

Webinário, palestra, vender uma ideia, serviço ou produto? 

Tem receio ou medo de falar em público e quer passar mais credibilidade e autoridade?

Precisa falar em público e já fez cursos de oratória, desibinição, mas, continua com dificuldades de falar com as pessoas?

Olá eu sou Marco Rosa, sou Consultor Politico no RS e meu trabalho é falar em público em palestras, cursos, sala de aula, capacitando pessoas para fazer a boa política, explanando idéias, sendo persuasivo,  para isto tive que aprender a falar em público, perder a vergonha, encantar para que me escutem, falar em frente da câmara, criar podcastas, video-aulas,  ufa !! muita coisa.

Então hoje vou te apresentar meu professor, sim! O estudo é constante , sou de seu seleto grupo de alunos, e não vamos parar por ai, vamos te transmitir as melhores técnicas sobre dicção, oratória, bom, chega de escrever, mas preste atenção agora, pegue um caderno e uma caneta e anote as dicas!

O Ricardo Silva é um cara genial, têm gerado muito valor em minha vida e de seus alunos, muito além de um professor, um amigo,  #falarbemconecta